O que são decalques?

Waterslide decals (ou water transfer) são decalques que dependem de uma
goma para a adesão da película. A goma é uma “cola” à base d’água que está entre a película e o substrato e que se dissolve em contato com a água, permitindo que a película seja completamente separada do papel realizando a transferência da arte impressa para a superfície desejada.
Decalques “waterslide” são extremamente finos, o que confere uma capacidade de tomar a forma da superfície aplicada com facilidade, fazendo contornos, entrando em vincos ou dobras, o que difere de seus parentes próximos, o adesivo ou vinil.

Decalques são comumente utilizados em ofícios que requeiram alto grau de detalhamento e qualidade, como modelismo em escala, luthieria, rotulação
de aparelhos eletrônicos, entre outros tantos trabalhos manuais. Por serem papéis de tamanho e gramatura convencionais, podem ser utilizados em casa com poucos recursos, utilizando-se de uma impressora jato de tinta ou laser convencional.
Esse fácil acesso, manuseio e baixo custo é muito importante para quem precisa realizar pequenas tiragens ou trabalhos específicos, coisa que há pouco tempo era proibitivo visto que a maior parte dos decalques eram produzidos através do processo de serigrafia, sendo muito alto o custo de produção de um molde para tais finalidades.
Portanto, para cada material incluído neste catálogo, você tem a garantia de que foi pesquisado todos os detalhes e referências originais, e foi testado para que você possa obter o melhor produto possível para que seu trabalho possua a excelência que você procura.

Como instalar decalques?

Caso você não esteja familiarizado com decalques, aqui vão algumas dicas:

- Recorte o mais rente possível cada parte do desenho;

- Coloque por alguns segundos em um pote com um pouco de água;

- Preferencialmente deixe uma gota de água na área a ser aplicada;

- Este material é impresso invertido, portanto você aplicará o desenho voltado à carroceria e o papel voltado à você, muito similar a uma tattoo de chiclete;

- Com um palito de dente ou cotonete úmido, cutuque o papel até que ele deslize por completo, deixando somente a película;

- Faça os ajustes de posição e, com um cotonete úmido, role e pressione por cima para retirar toda a água que estiver por baixo do decalque;

- Caso o posicionamento não esteja satisfatório e a película não “anda” mais, adicione mais uma gota de água e cutuque as bordas do decalque até a água reinfiltrar sob a película. Se estiver difícil a movimentação, não force pois poderá rasgar, tente adicionar mais água ou cutuque de leve com o dedo;

- após tudo bem seco, aplique uma camada de verniz bem leve à distância.

Não “molhe” com o verniz pois pode haver reação. Repita esse “empoeiramento” de verniz quantas vezes forem necessárias até que seja visível uma camada protegendo/selando o decalque. Só então aplique o verniz de forma a cobrir e finalizar o projeto.

Para os casos que o decalque tem reforço de fundo branco, faça as etapas até o verniz e o repita após a aplicação das cores.

Quais ferramentas preciso?

Cotonetes para secar a película após posicionada, uma tesoura para cortar os desenhos, um pote com água e palitos de dente para ajeitar o material na miniatura. 

Não é essencial mas caso queira, amolecedor de decalques auxilia na execução de trabalhos mais complexos, minimizando a ocorrência de bolhas na hora de envernizar a peça.